quinta-feira, dezembro 02, 2010


OS ENROLADOS

Armada com suas longas e talentosas tranças loiras e uma frigideira na mão, Rapunzel se livrou do estereótipo de princesinha frágil e indefesa dos contos de fada com a animação "Enrolados", a mais nova aposta da Disney para modernizar os clássicos infantis.O filme de número 50 dos estúdios Walt Disney combina as técnicas mais modernas de animação em uma história com aventura e drama, mas sobretudo humor, sem faltar músicas, castelos, bruxas e encantos, elementos inerentes aos contos da produtora.









"Enrolados" ("Tangled", título original em inglês) representa uma significativa mudança em relação ao recente filme "A Princesa e o Sapo" (2009), de caráter mais tradicional. Rapunzel lembra mais uma Hannah Montana do que uma Branca de Neve.
"Não se parece a nada que tenhamos feito antes", ressaltou John Lasseter, diretor criativo dos estúdios Walt Disney e Pixar.
O filme conta como Rapunzel, conhecida personagem de fábula dos Irmãos Grimm, busca sair da torre onde vive com sua madrasta. Com a ajuda de um ladrão encantado, a menina das longas tranças vai descobrir o que são as estranhas luzes que aparecem no céu todo ano, no dia de seu aniversário.
Uma viagem de aventuras e repleta de ação, que destaca o papel essencial dos mais de 21 metros de cabelo mágico e multiuso da princesa, "Enrolados" significou a tarefa mais complexa que a equipe de animação da Disney teve de enfrentar.
"Tínhamos um departamento específico para isso", comentou à Agência Efe o espanhol Jesús Canal, responsável por supervisionar o processo de criação dos personagens.
"Desenhar o cabelo à mão e dar-lhe volume e mobilidade teria sido impossível. Ela o usa para tudo, como chicote, para abrir portas, para lutar e não quisemos impor nenhum limite aos diretores", indicou o animador, que já atuou em "O Galinho Chicken Little" e "Bolt: Supercão".
Para ele, nenhum detalhe de personagem foi tão trabalhoso quanto as tranças de Rapunzel. "É a parte de um personagem que mais tempo levou em todos os projetos nos quais eu trabalhei."
Canal enfatizou também a dificuldade que teve para dar vida à perversa madrasta Gothel. "Era um problema. Não podíamos fazer a bruxa má tradicional, porque se a desenhássemos feia e Rapunzel era bonita, a menina teria dúvidas sobre se realmente era sua mãe (algo que a protagonista acredita durante boa parte do filme)."
A bruxa Gothel usa os poderes do cabelo da enteada para garantir a eterna juventude. Quando as tranças de Rapunzel estão longe, o aspecto da madrasta se deteriora rapidamente.
"Quando toca o cabelo, ela (a madrasta) se rejuvenesce. Para conseguir essas mudanças físicas, tivemos de fazer distintas versões da personagem, desde a idade de 40 anos até os 100. Fizemos uma pesquisa sobre como se envelhece para conseguir o efeito", explicou Canal.
Dirigido por Byron Howard e Nathan Greno, "Enrolados" conta com vozes de Mandy Moore, Zachary Levi, Donna Murphy, Ewan McGregor e Steve Martin. É um dos filmes favoritos ao próximo Oscar, cuja cerimônia será realizada em 27 de fevereiro de 2011 em Los Angeles.
A produção estreia em 3D nos cinemas na próxima quarta-feira. No Brasil, a estreia prevista, também em 3D, será no dia 7 de janeiro do ano que vem.
0

0 comentários:

Postar um comentário